terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Kaliandra Kali - dança cigana

Explique com suas palavras como é a dança cigana?
A dança cigana é a manifestação de sentimentos que envolvem o povo cigano, seja dor, tristeza, medo, alegria.
A dança cigana é uma dança interpretativa e não simplesmente coreográfica.
Claro que os não ciganos precisam aprender os movimentos e os ritmos da dança cigana, mas os(as) ciganos(as) nascem dançando, seguem copiando os mais velhos e com o tempo seguem apenas a melodia da canção e deixam o coração dançar primeiro. Parece algo muito poético, mas se analisarmos outras danças étnicas, poderemos perceber esse mundo paralelo. No fundo eu acredito que qualquer estilo de dança requer sentimento à flor da pele - devoção.
De qual clã veio seus estudos?
A pessoa que me introduziu ao mundo dos ciganos não era cigana de sangue. Mais tarde conheci uma kalin, que por motivos de fidelidade, não posso revelar o nome do clã. Apenas posso afirmar que era kalón.
Quais foram seus professores?
Comecei meus estudos através do flamenco com Marina Diaz. Essa professora fazia questão de nos ensinar o flamenco clássico, e por várias e várias vezes citava a influência dos ciganos no flamenco. Muitas vezes ela ensinava um baile e nos mostrava a versão cigana e a versão mais puramente flamenca. Porque muita gente confunde, mas flamenco é flamenco e dança cigana é dança cigana. Tem influência, mas não é a mesma coisa. Depois estudei sozinha por 5 anos a dança cigana, estudando vídeos, lendo muito, não só que vendo na internet, mas principalmente em livros. Fui buscando contatar ciganos em minha cidade e região, o que é bastante difícil, já que são muito fechados em seus clãs e qualquer gadjé que aproxime, não é bem visto. Ainda mais curiosa como eu sou.
Acabei fazendo workshop com Estrela muito recentemente. Minha professora mesmo é uma cigana kalin de São Paulo de nome Syluéh Nazzira.
Estudei e estudo ainda dança do ventre com Rossana Mello em Ribeirão Preto, e nossa caminhada juntas já passa dos 5 anos, Mas comecei mesmo a estudar dança do ventre em 2000.
Quando e como surgiu seu interesse pela dança cigana?
Meu interesse pela dança cigana nasceu comigo. Desde criança eu tinha apelido de ciganinha, por só querer usar saias compridas, muitas pulseiras e brincos. Toda vez que passava uma caranava por perto da minha casa eu corria atrás para desespero de minha mãe, por conta da lenda que “os ciganos roubam crianças”. Mas fui crescendo e aquela admiração foi ficando guardada dentro do meu coração. Aos 15 anos assisti pela primeira vez um show de flamenco em minha cidade e a postura e as mãos e os giros, rodavam dentro da minha cabeça. Era o auge de Sidney Magal, e meu primeiro nome civil é Sandra. Imagina se não passei a ser cigana Sandra Rosa Madalena. Curiosamente minha iniciadora nas Artes Ciganas se chamava Rosa.
Bem mais tarde, quando comecei as aulas de flamenco em 1996, veio à tona a minha ciganice. Desde então nunca mais parei de buscar informações, aprendizado, enfim... Dar vazão a essa paixão.
Qual foi a melhor festa cigana que em você participou?
Complexa essa pergunta, pois eu deveria ser imparcial, mas devo ser sincera né? A melhor festa cigana que eu participei foram as 3 slavas que promovi em minha cidade juntamente com meu grupo - rsrsrsrs Anualmente, realizamos uma festa em homenagem a Santa Sara Kali. Em 2011, já agendamos para dia 11 de junho.
Mas festa cigana é festa cigana. É diferente, é vibrante. Foge totalmente dos padrões de qualquer outra festa. Só estando em uma para sentir o que as palavras não conseguem traduzir. Lembrando claro que a tradicional festa de Santa Sara da Família Sbano, é sem dúvida uma excelente opção para quem nunca participou. Pela organização e por ser uma festa reconhecida..... afinal os Sbanos são um ícone da família cigana em São Paulo, referência.

Na sua opinião qual é a melhor dançarina de dança cigana?
A Marina, a melhor bailarina de dança cigana sempre vai ser a cigana. Porque a dança faz parte da sua alma.
Existem sim, bailarinos e bailarinas de flamenco que são ciganos, assim como existem ciganas hoje que se destacam no universo da dança do ventre.
Por isso não aponto nomes.
Posso citar pesquisadoras de dança cigana que muito contribuem em nosso país com informações sérias  e pertinentes, tais como Estrella e Allyta Suhair, que gosto e admiro muito. Imprescindível citar Samira Samia, pioneira no ensino da dança cigana.
Posso cometer a indelicadeza de ter esquecido grandes nomes, mas como referência, esse é o caminho dentre os não-ciganos.
Agora, também não poderia furtar-me a honrar minha mestra Nazzira, pois aquele que não honra seu mestre não é digno do que lhe é oferecido.
Quais livros recomenda para estudo da dança cigana?
Especificamente sobre a dança cigana não temos livros disponíveis. Mas se você quer saber sobre dança cigana, tem que estudar os ciganos. Eu sei da existência de um livro de nome A Magia da Dança Cigana de Sueli Lyz, que embora não tenha lido ainda, pois não consigo comprá-lo, foi à única fonte que achei publicado no Brasil até hoje. Devo citar ainda, que recomendo sempre, estudar sobre o povo cigano, pois é a ponte para se chegar a sua dança e entendê-la de fato. Não sou cigana, sou bailarina, e como bailarina a preocupação é a fidelidade com a dança que executo.
Qual foi a melhor performance de dança cigana que você já presenciou? Aquela apresentação que te deixou de boca aberta.
No Brasil? Nenhuma. De bailarinas mesmo, nenhuma. Porque o cigano não comercializa sua dança, então as poucas aparições e demonstrações públicas são raras. Mas qualquer apresentação de uma cigana vai te deixar de boca aberta.
Ouço muitas opiniões sobre mexer ou não o quadril na dança cigana. Agora eu quero ouvir sua opinião, na dança cigana, a cigana pode mexer sim ou não o quadril?
Claro que a cigana mexe os quadris - rsrsrsrrsrs Onde ouviu isso??? As Cigana mexem os quadris, e ás vezes muito como as gawazes (ciganas egícias), karsilamas (ciganas da turquia), até mesmo na dança cigana "espanhola", se mexe os quadris. Até o flamenco tem requebrado, porém mais contido, mesmo assim tem.
Porque a dança cigana do Brasil é tão diferente da dança cigana Espanha?
Eu vou discordar de você. Inclusive a predominância no Brasil é da dança cigana espanhola, porque os ciganos no Brasil, vieram principalmente de Portugal e Espanha.
Cite alguns vídeos, (links), de dança cigana na net que você considera os melhores.
Karla Jacobina:
Saphira:
São bailarinas brasileiras e não ciganas.
Agora, uma diversidade:
Dança cigana do Norte da Índia, a Banjara:
Karsilama - dança cigana "turca" embroa nçao concorde com o termo - rsrsrs
Dança cigana turca - maravilhosa (Leonsia Erdenko) essa é cigana de verdade e russa
Uma autêntica cigana brasileira, minha mestra, ela não se deixa filmar sempre rsrsrsrrs
E obviamente eu mesma - rsrsrsr
Você consegue me dizer como é a dança cigana no Oriente?
Baseando pelos vídeos relatado acima, você pode ter uma idéia. É assunto muito extenso devido às suas várias e diversas particularidades. Acredito ser terma de mais uma entrevista - rsrsrs
Uma dica para quem quer fazer dança cigana.
Procure conhecer bem sua professora. Peça comprovação do que ela fala. Hoje no mercado temos várias professoras de dança cigana que fizeram um workshop na vida e já se acham professoras. Dança cigana não é balançar saia e ficar rodando igual peru. Tem técnica sim, tem que conhecer de onde surge o movimento e seu significado. Tem que saber que cada dança tem um traje especial, conhecer seus adereços e o simbolismo deles. Até para se julgar uma dança cigana tem que ter muito, muito conhecimento. Desconfie de quem se diz muito entendido no assunto. Em matéria de dança cigana, nunca se sabe tudo e quando acha que sabemos muito, descobrimos que tem mais um "mundo" de coisas pra aprender.
E uma dica para quem já faz dança cigana.
Ler, ler, ler. Estudar. Livros. Praticar, praticar. Ouvir muita música cigana e não somente Gipsy Kings (nada contra, amo eles, mas se tem muito mais a conhecer). O universo de música cigana é ilimitado. Cada região, cada grupo tem seus costumes, sua diversidade, sua música. Aconselho assistirem o filme Latcho Drom de Tony Glatiff (1993) só para terem uma idéia do quanto existe a ser buscado.
Uma mensagem para as(os) leitoras(os).
Hay que se tener sangre gitano para se bailar el baile gitano.
Não acreditem nisso ...
Estudem, leiam, praticam, busquem.
Eu costumo dizer que a dança cigana liberta a alma.
Então, libertem-se
Optchá!!!!




Um comentário:

Marduk disse...

Muy Guapa. Expressou com o coração o que significa ser cigano. Não basta ter sangue e sim ter alma. Para quem estuda ancestralidade sabe ver como a Kaliandra que já fomos de várias etnias e percorremos o mundo em sucessivas vidas. Guardamos na nossa alma um pouquinho de cada existência e apesar da entrevistada não se declarar Romá, sente-se a alma cigana na sua veia.
Optchá.