domingo, 27 de fevereiro de 2011

Dabke

O Dabke (em árabe: دبكة;), ou dabka e Dabkeh  significa “ bater os pés no chão com força”, o dabke é a dança folclórica mais popular nos países como Iraque, Jordânia  Líbano, Palestina e Síria e é sempre executado em festas e casamentos.
Os trajes:
Os homens usam calças tradicionais chamados shiruel, botas, faixa na cintura. Coletes. Na 
cabeça os homens usam o keffiyeh, (lenço do turbante) e uma faixa para segurar na cabeça. As roupas das mulheres são mais coloridas, elas usam vestidos, saltos altos, lenços no quadril ou calças e sapatos baixos, coletes, blusas justas; com ou sem lenços nas cabeças.


A origem:
Não existe certeza sobre a origem do dabke, mas uma historia bastante popular sobre o surgimento é a historia  que o dabke se originou no Levante, onde as casas foram construídas em pedra com um telhado feito de palha, madeira e terra. O telhado de terra teve que ser compactada e para isso era necessario que pisoteasse a terra batida de uma maneira uniforme para compactá-lo uniformemente.
As músicas e os ritmos
As canções mais populares de dabke são Dalaouna, Ataba, Abouzelouf e Mijana. Uma atenção especial para al Dalaouna que é uma famosa melodia de amor.
No dabke se usam vários ritmos para se dançar como Jabalee,( o mais usado), Katakoft, Malfuf, Said entre outros ritmos.
Existem seis tipos principais de dabke:
Al-Shamaliyya (الشمالية): é provavelmente o tipo mais famoso dos dabke. Ele consiste em um grupo de homens de mãos dadas formando um semi-círculo;
Al-Karaadiyya (الكرادية): é caracterizado pelo movimento lento acompanhado pela flauta;
Al-Farah (الفره): é um dos tipos mais ativos do dabke e, portanto,requer um alto grau de aptidão física;
Al-Ghazal (الغزل): é caracterizada por três pisadas forte do pé direito;
Al-Sahja (السحجة): muito popular na Palestina,os homens ficam em duas fileiras em paredes opostas;
Como se dança:
Explicando de maneira básica, essa dança é executada basicamente com pisadas fortes no chão e chutes e saltos magníficos, alguns dançam com o Masbaha,(tipo de um rosário árabe) em mãos. Em festas são dançadas de mãos dadas em circulo. Nos casamentos, o cantor começa com Mawwal,(cantar de maneira coloquial), entretanto a única maneira de entender como se dança o dabke e vendo mesmo a dança( video abaixo), e melhor ainda e aprender essa dança tão divertida com os videos ditadicos abaixo:
masbaha

Dalaouna canção:

Biblioteca:
En.Wikipedia.or
http://eril1972.multiply.com
Imagens:
stock photo
elo7.com.br
uni heideberg.de
mayarasilveira.blogspot.com
fontes dos desenhos desconhecidos


Nenhum comentário: