domingo, 6 de fevereiro de 2011

dança do ventre Estilo Andaluz

Dança do ventre estilo andaluz by Rubi
A Historia
Não se pode falar da dança Andaluz sem antes falar sobre a historia das invasões Árabes a Península Ibérica.
Por volta de 711 d.c. os mulçumanos árabes e berberes,(os berberes eram vários povos que viviam no norte da África e foram convertidos pelos Árabes ao Islã,quando estes invadira o norte da África), resolveram invadir a Península Ibérica,( a Península Iberica é formada por Portugal, Espanha, Gibraltar (cuja soberania pertence ao Reino Unido),Andorra e uma pequeníssima fração do território da França nas vertentes ocidentais dos Pirenéus),com o objetivo de espalhar a fé Islâmica e usufruir as riquezas dos novos territórios.
Esses invasores eram chamados de “Mouros”, nome recebido pela cor da pele, entretanto haviam bérberes de tez clara, louros e olhos azuis entre eles. (Provavelmente pela miscigenação entre bárbaros Visigodos que se fixavam nas suas terras).
Os Mouros reinaram por cerca de 700 anos, mas foram perdendo seu domínio quando os cristãos iniciaram alianças entre eles. O último reinado mouro foi em Granada que caiu em 1942.
Como surgiu a dança Andaluz
Com a habitação dos mouros os Ibéricos adquiriram novos conhecimentos em agricultura, medicina, construção, engenharia e etc, como não poderia ser diferente os mouros também receberam conhecimentos que começaram em Andaluzia a primeira região invadida que pertencia, (e ainda pertence), a Espanha.
Por isso do nome Raks al Andalus, que significa dança do Andaluz, essa dança era usada para divertimento de sheiks e Sultões em seus palácios e em grandes eventos.
Estilo de dança Andaluz
A dança Andaluz ou Raks al Andalus possui influencia de vários clãs de  ciganos de varias regiões principalmente dos ciganos egípcios,( que se chamam  ghawazee) , alguns dos ritmos de origem andaluz são o ritmo samaai e masmudi, os deslocamentos da dança são graciosos e delicados com movimentos que lembram o ballet. A roupa usada para a performance é a de odalisca com calça bufante confeccionada em tecido leve, com cós e os tornozelos franzidos com  ou sem aberturas laterais, possui também coletinho  e algumas vezes a cabeça coberta com um véu fino, envolta de um chapéu.

Fontes de consultas:
http/wikipedia.com
http://beladanca.zip.net
http://libanoshow.com.br
http://portalyasmin.net

Nenhum comentário: