terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A dança dos sete véus

A dança dos sete véus por/by Rubi


Lendas e Mitos da dança do sete véus
Existem muitas lendas sobre a origem da dança dos sete véus como a que diz que era uma dança executadas por sacerdotisas em rituais religiosos em templos egípcios para a deusa egípcia Isis mas a lenda que eu mais gosto e da deusa suméria Inanna ou a deusa babilônia Ishitar Nesse mito, a deusa desce ao submundo e deve passar por sete portas em sua jornada, em cada uma das portas ela deve entregar uma jóia ou um símbolo de sua realeza. O número sete era significativo para os antigos, como o número de corpos celestes visíveis a olho nu sem um telescópio: Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Saturno e Júpiter.
Salomé e a dança dos sete véus:
Entre mitos e lendas nada deu mais fama a dança do sete véus do que a historia de Salomé.
No evangelho em  Mateus (14, 1-11) e Marcos (6,17-28), Salomé era filha de Herodes Filipe e Herodias e sobrinha e enteada de Herodes Antipas é citada como a principal responsável pela morte de João Batista.
Nos relatos Salomé dança para o seu padrasto em uma festa no palácio, Herodes fica tão encantado que promete lhe dar o que deseja.
Herodias que não gostava de João Batista, pois ele a acusava de adultério por ter abandonado seu marido Filipe para se juntar ao seu irmão Antipas, se aproveita da situação para influenciar sua filha a pedir a cabeça de Batista, Herodes cumpre sua palavra, mesmo não querendo pois João Batista era muito popular entre o povo e ele temia revolta, mas palavra dada era honra.
Mas voltando ao foco dança de sete véus, na Bíblia os relatos são apenas que Salomé dançou para Herodes, a lenda que Salomé dançou os sete véus para seu padastro teve origem da peça teatral de Oscar Wilde, onde nessa historia Salomé que supre um amor por João Batista dança os sete véus para o padrasto apaixonado por sua beleza.
Em 1953 acontece o lançamento do filme Salomé com Rita Hayworth, aumentando ainda mais a fama da dança dos sete véus.



A dança dos sete véus
Mas vamos ao que interessa a dança dos sete véus. Essa dança e executada com 7 véus preso ao corpo da bailarina, onde a artista retira um por um,segundo Samira Samia nunca se retira os véus de uma maneira aleatória é preciso ter uma seqüência de pontos de colocação e retiradas dos véus, como também o tecido precisa ter de 2 a 3 metros de comprimento com largura mínima de 1,20m e a música deve ser orquestrada e sempre clássica.
Recomenda-se que o tempo da música seja em volta de seis a oito minutos, pois a performance exige um tempo considerável para uma apresentação calma e com perfeita execução.
Muitas pessoas acreditam que é necessário que os véus possuam cores especifica e que essas cores contém significados, porém isso não é verdade as cores são opcionais assim como qual o tecido escolher.
Biblioteca
revista oriente encanto e magia
http://wikipedia.com
Imagem:
salome moreau

Nenhum comentário: