domingo, 27 de março de 2011

Islã: arte e civilização

Quem não foi na exposição “Islã: arte e civilização” perdeu um grande evento.
Com 307 obras arqueológicas vindas de vários museus, como o museu de Damasco e do Irã, as peças são desde o século VIII até o século XX.

Na exposição admirei thobes e galabaias lindas, nunca vi galabaias tão lindas, me deu vontade de pega-las e sair correndo, quero galabais como aquelas. Além das galabaias haviam movéis decorados com madrepérolas, (olha que chique), eram duas cadeiras, uma mesinha, um balcão enorme e um espelho, todos ricamente decorados com madrepérolas.
E pela primeira vez eu vi um corão, não sei se todos os corãos são iguais, mas esses eram decorados com flores e alguns com detalhes de ouro.
Os desenhos são encantadores, tão delicados, os tapetes tão lindos, senti vontade de tocá-los. Há! Não posso esquecer de falar da sala virtual, onde você consegue ver mesquitas e a Meca do oriente por dentro e por fora em ângulos de até 360°C.

A cada peça que eu via sentia uma vontade enorme de conhecer todo o oriente e até de fazer uma regressão para observa todos que usaram e fizeram cada peça do acervo, observa como vivam, com o que sonhavam, no que acreditavam. Foi tudo muito bom, se essa exposição passar por sua cidade não deixe de visitar.

sexta-feira, 25 de março de 2011

2° Festival de Dança do Ventre

DVD Soraia Zaied

Infelizmente eu ainda não tenho Soraia zaied vol. 1, mas o vol. 2 e vol 3 eu tenho e recomendo.
O vol 2 possui técnicas de véu incríveis, sabe quanto você pensa que não se pode fazer mais nada diferente com o véu , pois é nesse DVD Soraia mostra um passo que eu adorooooo, e faço sempre. fora outros movimentos que nunca havia visto, com certeza hoje muitas professoras já passam esses passos a suas alunas, o que mostra como é único as aulas de Soraia.
No vol 3, super válido! para quem é leiga como eu era em danças folclóricas esse DVD vai ajudar muito com vários passos de originais de khalige e de outras danças.

o clone - os sonhos - dialogos do clone.


Glória Peres fez em  "O Clone", personagens tão sensíveis e tão parecidos com pessoas reais, eu me identifiquei várias vezes com os personagens, vejam que dialogo lindo entre Jade e Latiffa:

Jade: Eu tenho medo de me reencontrar comigo
Latiffa: do que você está falando Jade?
Jade: Latiffa quando eu olhar o Lucas eu vou me ver de novo adolescente........é como se ele fosse um espelho, sabe?
Tudo que eu sonhei, tudo que eu acreditei, tudo que eu imaginei de mais maravilhoso para mim, vai estar ali de novo na minha frente, eu sei.
As coisas que..........as coisas que nem me lembro mais que eu sonhara, eu vou lembrar.
Latiffa: Jade não é assim!
Jade: Eu tenho medo....eu tenho medo de ficar cara a cara com a adolescente que eu fui.
Eu tenho medo de me dar conta........que a minha vida foi ainda muito menor do que eu penso que foi.

Assitam a cena:

quarta-feira, 23 de março de 2011

O livro " O caçador de Pipas"



O caçador de Pipas de Khaled Hosseini é um dos melhores livros que já li. Durante a leitura eu chorei, senti ódio e até tristeza. Eu senti raiva de Amir, por ser tão covarde e vontade de dar uns tapas em Hassan para ele deixar de ser tão bonzinho.
É uma leitura deliciosa e ao mesmo tempo difícil, por um momento achei que não fosse conseguir terminá-lo, pois é um romance com muitos episódios tristes.
Mas o que mais me chamou atenção foi como finalmente alguém conseguiu descrever a crueldade do “Al Qaeda”, principalmente com o povo Afeganistão.
Segue a sinopse do autor e do livro:

Khaled Hosseini é o escritor mais vendido de 2008, segundo rankings das revistas "Bookseller", do Reino Unido e "Publishers Weekly", dos Estados Unidos. 
O Caçador de Pipas é considerado um dos maiores sucessos da literatura mundial dos últimos tempos. Este romance conta à história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 70. Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado.
E como todo best seller, virou filme:





Mario Kirlis No Brasil no festival Racks Sharki

segunda-feira, 14 de março de 2011

Lobato recita poema de Fernando Pessoa em " O Clone"


Esse é o poema que Lobato recita para Lucas. Leiam e assistam a brilhante interpretação de Osmar Prado

Na Noite Terrível
(Fernando Pessoa)
Na noite terrível, substância natural de todas as noites,
Na noite de insônia, substância natual de todas as minhas noites,
Relembro, velando em modorra incômoda,
Relembro o que fiz e o que poderia ter feito na vida.
Relembro, e uma angústia
Espalha-se por mim como um frio do corpo ou um medo.
O irreparável do meu passado - esse é que é o cadáver!
Todos os outros cadáveres pode ser que sejam ilusão.
Todos os mortos pode ser que sejam vivos noutra parte.
Todos os meus próprios momentos passados pode ser que existam algures,
Na ilusão do espação e do tempo,
Na falsidade do decorrer.
Mas o que eu não fui, o que eu não fiz, o que nem sequer sonhei;
O que só agora vejo que deveria ter feito,
O que só agora claramente vejo que deveria ter sido
Isso é que é morto para além de todos os Deuses,
Isso - e foi afinal o melhor de mim - é que nem os Deuses fazem viver...
Se em certa altura
Tivesse voltado para a esquerda em vez de para a direita;
Se em certo momento
Tivesse dito sim em vez de não, ou não em vez de sim;
Se em certa conversa
Tivesse tido as frases que só agora, no meio-sono, elaboro
Se tudo isso tivesse sido assim
Seria outro hoje, e talvez o universo inteiro
Seria insensivelmente levado a ser outro também.
Mas não virei para o lado irreparavelmente perdido,
Não virei e nem pensei em virar, e só agora percebo;
Mas não disse não ou não disse sim, e só agora vejo o que não disse;
Mas as frases que faltou dizer nesse momento surgem-me todas, claras, inevitáveis, naturais,
A conversa fechada cocludentemente,
A matéria toda resolvida...
Mas só agora o que nunca foi, nem será para trás, me dói.
O que falhei devéras não tem esperança nenhuma
Em sistema metafísico nenhum.
Pode ser que para outro mundo eu possa levar o que sonhei.
Mas poderei eu levar para outro mundo o que me esqueci de sonhar
Esses sim, os sonhos por haver, é que são o cadáver.
Enterro-o no meu coração para sempre, e o sossego me cerca
Como uma verdade de que não partilho,
E lá fora o luar, como a esperança que não tenho, é invisível para mim.
Assita:

fonte: 

domingo, 13 de março de 2011

Aisa Lafour


Aisa Lafour por Rubi
Aisa Lafour começou a estudar dança do ventre aos cinco anos de idade através das famosas bailarinas Shahrazad da Alemanha e Aziza da Holanda.
Além da dança do ventre Aisa experimentou um monte de outros estilos de dança como:  jazz,  dança moderna, street dance, dança Africana, capoeira, salsa e danças brasileiras.
Aos 15 anos Aisa entrou em contato com suas raízes latinas, com a salsa  Mais tarde, quando ela começou a ter aulas de Capoeira se sentiu atraída pela cultura brasileira. E quando assistiu a uma apresentação de dança Zouk,  se apaixonou. Anos depois, Aisa veio viver no Brasil em 2002 / 2003,  onde ela teve sua primeira aula real de Zouk, Samba e Axé. Também foi aqui que ela começou a ensinar a arte para as crianças. Depois disso Aisa voltou para Holanda onde continuou a dançar e a ter aulas com Claudio Gomes, o fundador da BrasaZouk. Claudio acabou a convidando para integrar a equipe de dança Zouklovers.
Aisa se formou na academia de moda, Amfi em Amesterdã em 2002, apos sua graduação ela se decide a dedicar-se sua vida a sua grande paixão "A dança".
Em 2006, Aisa se torna  professora diplomada de dança em geral, e se especializa em dança do ventre Oriental e Americana /danças brasileiras no mesmo ano ela se alia com duas colegas de dança Raniya e Leila, e juntas fundam o trio de dança do ventre o "Morgana".Lafour estudou com professores famosos, como:  Shahrazad, Dina, Randa Kamel, Sorraya, Amir Taleb, RaqiaHassan, Jillina, Bozenka, Mona Said, ito, Gamal Seif, HassanKhalil, Aziza, Orit Matsfir, Mahdy Emara, Hassan Afifi e muitos outros.
Em 2008, Aisa ganhou o primeiro lugar no concurso "Bellydancer of the world 2008", organizado por Leila Jouvana. 
E nesse mesmo ano, Aisa e Shahrazad organizaram um grande espetáculo de teatro "Cosmic show belly dance". Aisa também faz parte do elenco de estrelas (solo e coro), do famoso show “Jillina Bellydance Evolution” em 2009 e 2010. Ela também teve a honra de fazer parte do elenco oficial para “Bellydance Evolution Europa” na Espanha. 
Atualmente Aisa é uma professora de dança do ventre e interprete.



sexta-feira, 11 de março de 2011

Fedora: A Bellydancer pioneira das telenovelas


Quem pensa que a dança do ventre nas novelas começou com Jade em " O clone" se enganou, em 1987 a tv Globo exibia uma novela divertidíssima, a novela " Sassaricando" de Silvio de Abreu, e nessa novela uma personagem maravilhosa roubava a cena, a Fedora Abdalla Varella, vivida por Cristina Pereira, a personagem era filha de Teodora Abdalla, interpretada, pela atriz Jandira Martini, que em 2001 interpretou a Zoraide de " O Clone".
Fedora era rica, muito mimada e praticava dança do ventre, a música tema de Fedora era Dissidentem do fatamorgana. Com o êxito da novela e da personagem a canção Dissidentem fez um sucesso estrondoso na decada de 80 e ainda hoje tem seus momentos, além disso com a grande divulgação da dança do ventre na televisão, abriram-se varias escolas de dança do ventre em São Paulo.
Uma cena que eu me lembro de sassaricano e da Fedora indo de carro para a sua aula de dança do ventre e enquanto ela dirigia  a música dissidentem tocava , quando Fedora chega na aula todas as aluna e a professora estão sentadas no chão, vestidas com saias rodadas e topers  lindinhos, mas Fedora já chega com a roupa da apresentação, (que quando eu vi aquela roupa  meus olhos brilharam achei muito linda, hoje não sei se acharia tão linda, mas na minha infância o modelo era sensacional), mas voltando a cena a professora da Fedora fala para ela: _" Mas para que tudo isso?"
A Fedora responde :
_" Você acha que vou vir vestida como essas quaisquer!? _ com um olhar de distem para as amigas de classe.
Imagem: Memoria Globo


quarta-feira, 9 de março de 2011

Os filhos Khalil Gibran



Esse é um poema foi recitado por tio Ali para Albieri em um bar no Marrocos. Infelizmente não possuo o vídeo da cena maravilhosa, onde mostrava cenas dos personagens com seus filhos.


Os  filhos de Khalil Gibran


 "Vossos filhos não são vossos filhos,
são os filhos e as filhas da ânsia da vida por si mesma.
Vêm através de vós, mas não de vós.
E embora vivam convosco, não vos pertencem.
Podeis outorgar-lhes vosso amor,
mas não vossos pensamentos.
Porque eles têm seus próprios pensamentos.
Podeis abrigar seus corpos, mas não suas almas;
Pois suas almas moram na mansão do amanhã,
que vós não podeis visitar nem mesmo em sonho.
Podeis esforçar-vos por ser como eles,
mas não podem fazê-los como vós,
Porque a vida não anda para trás
e não se demora com os dias passados.
Vós sois os arcos dos quais vossos filhos
são arremessados como flechas vivas.
O Arqueiro mira o alvo na senda do infinito
e vos estica com toda a sua força
para que suas flechas se projetem rápido e para longe.
Que vosso encurvamento na mão do Arqueiro seja vossa alegria;
Pois assim como Ele ama a flecha que voa,
ama também o arco que permanece estável." 



fonte: http://www.princesadepaus.pro.br/gibran.html
Imagens:
rubi belly dance
keywordpicture.com
televisao.uol.com.br




segunda-feira, 7 de março de 2011

Hadara Nur Como ser uma campeã

Como ser uma campeã, por Hadara Nur
Olá leitoras, tudo bem?! Espero que sim! Recebi um convite da nossa querida Rubi para postar em seu blog uma matéria sobre o Mercado Persa.
Como algumas de vocês já sabem eu ganhei o mercado persa 2 vezes durante a minha carreira (2004 e 2007) e já formei também diversas campeãs no mesmo durante esses anos.
Acredito que qualquer concurso é valido para a aluna e a profissional que esta começando na careira de bailarina, por motivos simples como:
·         Correções de movimentos
·         Correções de postura
·         Correções rítmicas
·         Desenvolvimento de coreografias
·         Desenvolvimento de interpretações
·         Trabalhar as fobias de palco
·         E muitos outros aspectos.

Então caras leitoras ao optar por participar ou não de um concurso lembrem-se de todos esses fatores que irão contribuir positivamente para o seu desempenho.
Focando o MP (Mercado Persa), tais itens são iguais, porém em minha opinião há um pequeno “agravante” – É o maior evento brasileiro de competições e o mais importante.
Por isso devemos levar em conta que grandes profissionais estudam e preparam suas alunas durante um ano (meu caso) para se apresentarem no mesmo.
Os treinos são árduos, cansativos e exaustivos, muitas vezes , vejo minhas meninas saírem da sala chorando e me odiando, mas as vejo na semana seguinte com um sorriso escancarado no rosto me dizendo obrigada. É não é fácil e não vai ser.
Nenhum premio vem de graça, sem esforço, sem batalha e principalmente sem suor.
Então meninas se vocês têm vontade de participarem de concursos de dança, vão, estudem, corram atrás e peguem seus feed-backs como construtivos . Eles a ajudam por demais no crescimento.
Fica aqui algumas dicas para vocês:
1.       Sempre leiam o regulamento uma duas ou três vezes com a maior atenção do mundo
2.       Faça exatamente o que esta sendo solicitado
3.       Opte por roupas sem muitas fendas e cuidado com calcinhas a mostra, prende-as com alfinetes. (Calcinha cor da pele)
4.       Cabelo no rosto perde nota
5.       Maquiagem elegante
6.       Leve uma capa para se cobrir e não ficar desfilando com o seu figurino
7.       Uma sandália é essencial, para não ficar com os pés sujos
8.       Fique sentada ao lado de sua professora quieta, não adianta ficar ensaiando a coreografia, o trabalho já foi feito.
9.       Leve sempre consigo duas copias da sua musica em cd’s separados e etiquetados, nunca se sabe.
10.   Ao participar de um concurso você tem a chance de ganhar ou não. Caso não ganhe, não fique chorando pelos corredores ou na frente dos outros, dizendo  que o “fulano” ou o “beltrano” fora injustos com você. Lembre-se tem mais pessoas e observando e você pode ficar em uma situação chata.
Bom meninas, é isso .... Desejo a todas, um grande sucesso e boa sorte nos concursos de dança nacionias.
Beijos Hadara Nur
Telefones para contato: (11) 2973-5228 ou (11) 7895-0009


Carnaval 2011 prestigia Dubai

A escola de samba Gaviões da Fiel apresentou no carnaval 2011 a historia de Dubai, nos Emirados Árabes. “Uma história cheia de riquezas, onde Há muitos anos o povo de Dubai acreditava na lenda das pérolas no qual as ninfas iam colher as lágrimas da lua no fundo do mar, as pérolas, a primeira riqueza encontrada no terreno que hoje é Dubai”.
O desfile dos Gaviões contou com fantasias de Dançarinas de dança do ventre, beduínos e outros povos do deserto e personagens da fundação de Dubai.

terça-feira, 1 de março de 2011

mostra de cinema turco

Acontece em São Paulo neste mês de Março a mostra de cinema Turco no Centro Cultural Banco do Brasil, que vai até o dia 07/03 e reúne dez filmes de destaque do cinema turco, feitos entre 1964 e 2010. A mostra traz ainda o polêmico cineasta Yilmaz Güney com seu filme "O Rebanho", que é um estudo sóciocultural da Turquia dos anos 70 (que Yilmaz, preso por atividades políticas, dirigiu de dentro da cadeia)... Vale muito a pena conferir!!
filme: verão seco

Agenda: 
02 de março | Quarta-feira
17h30 | Tempos e Ventos
19h30 | O caminho
03 de março | Quinta-feira
17h30 | Viagem ao Sol 
19h30 | O rebanho
04 de março | Sexta-feira
17h30 | Ovo
19h30 | Leite
05 de março | Sábado 
16h00 | Tempos e Ventos
18h00 | Verão Seco
07 de março | Domingo
16h00 | Um doce olhar
18h00 | 3 Macacos
Rua Alvares Penteado 122, ingressos entre R$ 4,00 e R$ 2,00 reais 
Fones (11) 3113-3651 e 3113-3652.
Mais Informações www.bb.com.br/cultura

Exposição: Islã: Arte e Civilização




Do dia 18 de janeiro a 27 de março o centro cultural banco do Brasil apresenta a exposição Islã: arte e civilização
A mostra reúne mais de 300 obras que contam 1.400 anos da história do Islã. Acervos do Museu Nacional de Damasco, Museu Aleppo e Palácio Azem, da Síria, e peças do Museu Nacional do Irã, Museu Reza Abassi e Museu do Tapete, no Irã. A exposição também traz ao público obras pertencentes ao acervo da Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul-Países Árabes (BibliASPA) oriundas do Marrocos, Mauritânia, Líbia, Líbano, Burkina Faso e Brasil, além de peças do Mali, Níger e Nigéria, da Casa das Áfricas. 

Curadoria do Prof. Dr. Paulo Daniel Farah e Rodolfo Athayde. 


SERVIÇO

Data: De 18 de janeiro a 27 de março
Horário: Terça a domingo | 10h às 20h
Locais: Subsolo, térreo, 1º, 2º e 3º andares | Rua Álvares Penteado, 112 - Centro
Recepção/Informações: Terça a domingo, das 10h às 20h | Telefones: (11) 3113-3651/52
Classificação: Livre
Entrada Franca