Quem não foi na exposição “Islã: arte e civilização” perdeu um grande evento.
Com 307 obras arqueológicas vindas de vários museus, como o museu de Damasco e do Irã, as peças são desde o século VIII até o século XX.
Na exposição admirei thobes e galabaias lindas, nunca vi galabaias tão lindas, me deu vontade de pega-las e sair correndo, quero galabais como aquelas. Além das galabaias haviam movéis decorados com madrepérolas, (olha que chique), eram duas cadeiras, uma mesinha, um balcão enorme e um espelho, todos ricamente decorados com madrepérolas.
E pela primeira vez eu vi um corão, não sei se todos os corãos são iguais, mas esses eram decorados com flores e alguns com detalhes de ouro.
Os desenhos são encantadores, tão delicados, os tapetes tão lindos, senti vontade de tocá-los. Há! Não posso esquecer de falar da sala virtual, onde você consegue ver mesquitas e a Meca do oriente por dentro e por fora em ângulos de até 360°C.
A cada peça que eu via sentia uma vontade enorme de conhecer todo o oriente e até de fazer uma regressão para observa todos que usaram e fizeram cada peça do acervo, observa como vivam, com o que sonhavam, no que acreditavam. Foi tudo muito bom, se essa exposição passar por sua cidade não deixe de visitar.