sábado, 12 de novembro de 2011

Véu fita a nova fusão, ribbon dance

E surge mais uma fusão na dança do ventre o véu fita ou simplesmente ribbon dance. No Brasil a pioneira dessa modalidade é Luiza Araújo que usa  o véu em forma de asas,( os chineses também usam assim), mas o mais comum é o formado  com vareta. O ribbon lembra em muito a ginástica rítmica, talvez à ginástica rítmica tenha se inspirado nessa dança para criar a categoria ginástica rítmica com fitas. Segue abaixo o texto extraído do site símbolo chinês que explica muito bem essa arte.
A dança cultural chinesa é uma rica tradição da China. A dança na cultura chinesa tem sua origem em torno de 4 º milênio aC. Os movimentos e gestos da dança  são únicos suas  formas permitem que uma dançarina expresse o oculto com contentamento e elegância. Dança na cultura chinesa é uma bela expressão da beleza, graça e arte de sua cultura. 
A dança da fita é uma parte da dança tradicional chinesa e é realizado durante ocasiões cultural. Ela tem sua origem durante a "*Dinastia Han" e atinge o seu pico no “*Dinastia Tang". A dança da fita foi realizada apenas para as pessoas reais. Hoje, a dança tem a sua popularidade entre as pessoas comuns pela sua beleza e graça. A dança da fita é conhecida como "Cai Wu Dai Dao" na cultura chinesa. Ela é realizada em quase todos os festivais culturais da China.
A dança da fita é associada com a lenda do homem que tentou matar o imperador. Um homem chamado "Hsiang po" salvou a vida do imperador, bloqueando a espada com a manga. O povo da dinastia Han projetou uma dança manga para recordá-lo com gratidão. Os dançarinos seguraram fitas curtas em suas mãos. As fitas simbolizam a capa de "Hsiang po". O povo Han realizada a dança da fita para mostrar a sua honra e respeito "Hsiang po".
O dança da fita tem uma ligeira alteração na sua forma durante a dinastia Tang. Os dançarinos agora usam fitas longas e coloridas. Os bailarinos adicionaram a beleza na dança, anexando uma fita de seda longa a uma vara. O movimento das fitas pode criar movimentos bonitos como os movimentos de um dragão errantes e arco-íris lindo no céu. A beleza da dança da fita é reforçada pela poderosa expressão de emoções.
A dança da fita tem suas próprias características únicas e movimentos. Geralmente, são as personagens femininas executam a dança. A dança é executada com movimentos bruscos e rítmicos do corpo com longas fitas coloridas. Os dançarinos desfrutam de muita liberdade de maneira particular na dança. Ele cria um impacto de liberdade de espírito e um coração amoroso aos olhos dos espectadores. A parte mais importante da dança da fita é ter uma boa habilidade de ouvir o ritmo da música. A linguagem corporal é igualmente importante com a música. A música é lenta e acompanha os movimentos grandes do braço. Estes movimentos fazem a fita flutuar acima do corpo. Os vivos e os acentuado movimento das mãos fazer a vibração da fita e acrescenta beleza e charme para a dança. A arte chinesa da fita é uma expressão de arte. É popular em todo o mundo. A beleza da dança tem o poder de encantar plateias em todo o mundo, independentemente da idade e nacionalidade. Ela representa toda a cultura e história dos chineses.

*A dinastia Han foi governada pela família conhecida como o clã de Liu. O reino da dinastia Han, com seu 400 anos de duração, é considerado geralmente um dos grandes períodos da história da China. Até hoje, a maioria étnica da China ainda diz ser “descendente de Han”.
*A Dinastia Tang (618-907) foi uma dinastia chinesa fundada pelo oficial Sui Li Yuan, pertencente à dinastia que havia reunificado a China entre 581 e 618, após três séculos de fragmentação.

Costuma-se dizer que com a breve dinastia Sui e com a longa dinastia Tang «ficaram soldadas as estruturas da formidável burocracia do Império Chinês. Yang Chien, fundador da dinastia Sui, aplicou uma profunda reforma institucional inspirada em Confúcio, que compilou no código Kaihuang. Fundou bibliotecas e universidades para o funcionalismo, centralizou a administração e simplificou a estrutura local, para homogeneizar o serviço civil e facilitar o controle do governo imperial.


Segunda das Dinastias: wikipedia

Nenhum comentário: