segunda-feira, 7 de novembro de 2011

vintage dança do ventre


Vintage por Rubi
Vamos falar da nova moda a moda retrô vintage para mais detalhes clique aqui, esse é um artigo da Shaide Halim.
Vou resumir o que a Halim disse, vintage é um termo usado para moda ou arte que marcou uma época.
Ultimamente os trajes tribais andam se inspirando nos estilos vintages como foxtrot, ragtime, cancan, charleston, entre outors estilos. E não só roupa, mas também se apresentando com músicas das décadas de 40, 50 e por ai vai.
Mas Shaide Halim alerta que a maioria das vezes só os trajes e a música são usadas, raramente acontece fusão de dança tribal com alguma categoria de danças vintage.
Mas vou acrescentar algumas coisas a mais, o termo vintage na dança do ventre também está sendo usado para definir as dançarinas antigas, como Fifi Abdo, Najua Fuad, Tahia Carioca, Samia Gamal, Nadia Gamal, Mona Said, Nelly, Hanan, Haiatim, Nura entre outras. E nos trajes antigos como da alta costura libanesa, egípcia turca com muitas franjas escondendo as partes do corpo ou com muitas moedas e os trajes de tecidos espelhados ou os Sírios e Libaneses com perolas e contas.
Segue a baixo o vídeo da pin up Bettie Page, com uma apresentação incrível, nunca vi algo parecido é uma mistura de ingenuidade e sensualidade e também segue os vídeos de grandes bailarinas golden.

Bibliografia: Princess Farhana
Imagem: Bettie Page

Nenhum comentário: