sábado, 13 de outubro de 2012

Qual a diferença entre Shaabi e Baladi?



 A origem de Shaabi e como é:
Shaabi, (do meu povo): evolui do baladi e de folclores é muito popular no Egito, Argélia e Marrocos. É uma música alegre e simples, muito parecido com a tradição Berber e gnaua, a música vem das antigas cerimônias de escravos guineenses que passaram por Marrocos rumo a América, misturando-se com todos os outros elementos árabes modernos. No Shaabi moderno as letras podem ser bastante semelhantes aos de baladi, (falam sobre as pessoas / país, amor), mas com um ritmo pop / moderno. A música é semelhante ao pop ocidental, muitas vezes, as músicas têm uma batida forte, letras atrevidas, corajosa e linguagem de Rua. Hakim e Saad são shaabi.


O ritmo Saabi: A música Shaabi pode introduzir o ritmo baladi cantado com letra moderna, mas segundo Roberta Salgueiro uma característica marcante do estilo Shaabi é o “mawal”, (uma improvisação do cantor na introdução da música), onde se faz uma introdução da historia da música fazendo que com o expectador entenda a mensagem da canção.
Como se dança Shaabi?
Segundo Farida Mahaila para dançar Shabbi usa-se muito humor, expressão, (algumas vezes gestos e expressões servem para interpretar a letra da música), charme e brincadeira; não é comum giros, nem grandes deslocamentos, a maioria dos passos são com os pés no chão, não é uma dança com postura elegante, (tipo postura de bailarina), os movimentos são simples, os básicos tradicionais, (oitos, redondos etc), mas a dança é muito cheia de sentimento e emoção.


Os trajes de Shaabi: a princípio se utilizava a galabaia, mas hoje pode se utilizar qualquer roupa.

A origem de baladi e como é
Baladi, (minha terra). Vem dos povos que migraram de zonas rurais, aldeias entre outros, para as cidades e trouxe sua dança com eles. Não é uma dança popular e não folclórica. Diz à lenda que foi o baladi que deu origem a dança do ventre.
Segundo Surya Hilal “a expressão sócio-econômica da dança e música de Baladi e Sha'abi são uma tradição que nasceu da terra do Egito. A expressão "Awalad el Balad (os filhos do país) ... descreve a identidade particular das pessoas da classe trabalhadora, as pessoas que migraram de vilas rurais e comunidades agrícolas e, nas cidades, criando seu próprio tipo de comunidade. Awalad el Balad também é um termo que se refere ao "egípcio real", ou "Asil Masri", em oposição aos ocupantes ocidentais e egípcios ocidentalizada, conhecido como "Afrang". Esta é uma distinção importante para os egípcios, que foram governados por estrangeiros por longos períodos de sua história. "

Ritmo baladi: O Ritmo do baladi é o maksoum com compasso 4/4
DUM DUM TAKATA DUM TAKATA.
Como se dança baladi: tradicionalmente é improvisação e com os passos simples como os oitos, camelos, redondos e movimentos graciosos com as mãos e braços.


Os trajes de Baladi: Galabaia com lenço na cabeça e no quadril, (geralmente o lenço do quadril possui medalhas).
Leia também: A música Chaabi 





Nenhum comentário: