Sua paixão é a dança e seu nome significa "vulcão que nasceu para brilhar "
Leiam a entrevista comovente da professora de dança do ventre de Ribeirão Preto
Como é a dança do ventre em sua cidade?
ESSA É UMA PERGUNTA MUITO RELATIVA, POIS SÓ QUEM ESTÁ AQUI PODE MENSURAR A QUALIDADE, A SERIEDADE DAS PROFISSIONAIS ENVOLVIDAS. E SE EU FIZER QUALQUER MENÇÃO , DÁ-SE A IMPRESSÃO DE MÁ CONDUTA DA MINHA PARTE. PREFIRO CONVIDÁ-LA PRA VIR A UM EVENTO MEU ONDE POSSAMOS CONVIDAR A TODAS AS PROFESSORAS.OK??
Quais são as bailarinas da sua cidade?
ROSSANA MELLO, VALÉRIA, ANDRÉIA N, ANDRÉIA L,MARA,ALINE, E ALGUMAS QUE NÃO CONHEÇO , PORTANTO NÃO SEI O NOME, DESCULPE ME.
Qual é sua bailarina preferida?
NÃO POSSUO UMA BAILARINA ESPECIFICA, ME BASEIO EM VÁRIAS, POIS TODAS TEM ALGO PARA ME ACRESCENTAR, NACIONAIS E INTERNACIONAIS.
Quais foram suas professoras? E o que de melhor elas lhe ensinaram?
NACIONAIS: HAYAT EL HELWA, MAHAILA EL HELWA, SHALIMAR,WARDA MARAVILHA, ESMERALDA, SAMIRA SAAMIA, NAJUA, LULU, FAIRUZA, GISELE BOMENTRE, LUANNA MELO, SHAIDE HALIM,ANTHAR,PAULO RAZEC, MÁRCIA SOUZA.
INTERNACIONAIS: MAHMOUD REDA, HAQUIA RASSAN, VIRGINA, AHMED LULECI,DINA, YOUSRY SHARIF, AHSRAF HASSAN, MAGDY EL LEISY, TAMALLYN,FATTEN SALAMA, SAIDA, MARIO KIRLIS, MAIADA.
O QUE MELHOR ME ENSINARAM FOI "HUMILDADE", "FÉ","GRATIDÃO" E A MARCA QUE VOCÊ DEIXA NO SEU PÚBLICO QUANDO VOCÊ DANÇA, E NAS SUAS ALUNAS QUANDO VOCÊ MINISTRA AULAS.
Quando surgiu seu interesse pela DV?
FOI EM 2000.
Em qual momento você sentiu vontade de seguir carreira na DV?
HÁ MUITOS ANOS ATRÁS, EM 1988, MEU PAI FAZIA PARTE DA SOCAB, (Sociedade Cultural Árabe Brasileira, sediada na minha cidade), EU COM MEUS 15 ANOS FUI CONVIDADA A INTEGRAR O GRUPO FOLCLÓRICO ÁRABE DELES, MAS EU NEGUEI
ENTÃO 11 ANOS DEPOIS E 20 KG A MAIS, EU COMECEI A DANÇA DO VENTRE. ISSO MESMO EM 2000 EU INICIEI MEUS ESTUDOS, E MEU PAI, QUE QUERIA TANTO QUE EU FIZESSE, QUE ATÉ APRENDER O IDIOMA ÁRABE TINHA APRENDIDO, NÃO ME VIU DANÇAR, COMECEI EM UM MÊS, ELE FALECEU EM UM MÊS ANTES .
MAS NO LEITO DE MORTE EU DISSE Á ELE: “PAI, VOU COMEÇAR A DANÇA DO VENTRE... E NÃO ESQUEÇO DAS PALAVRAS DO MEU PAI”:
“VOCÊ VAI FICAR LINDA!”
DE FATO ELE TINHA RAZÃO, FISICA, MENTAL E EMOCIONALMENTE ESSA DANÇA ME MODIFICOU. E FOI AI QUE DECIDI ME “RENDER” AOS ENCANTOS DESTA DANÇA QUE VAI ALÉM DO PALPÁVEL, DO FÍSICO, DA BELEZA MATERIAL.
Sua melhor atuação?
EU SEMPRE DOU O MELHOR DE MIM EM CADA SHOW, EM CADA FESTA, EM CADA DANÇA MINHA. PRA MIM TODAS SÃO A MELHOR E ÚNICA. Qual sua bailarina preferida? E por que?
NÃO TENHO UMA ESPECIFICA, POIS A RIQUEZA DE CADA UMA DELAS É QUE FAZ MINHA DANÇA.
Seu sonho na dança?
DANÇAR MEU SONHO, MINHA VIDA E PODER MOSTRAR MINHA ALMA DESNUDA PARA O MEU PÚBLICO.
Seu sonho na vida pessoal?
SER FELIZ.
Já sofreu alguma decepção no mundo da DV?
SIM. MUITAS. FALTAS DE GRATIDÃO, DE HUMILDADE, DE UNIÃO.
O maior desafio em seu trabalho?
PROVAR QUE A DANÇA DO VENTRE NÃO É SINAL DE VULGARIDADE, QUE BAILARINA NÃO TEM QUE SER BONITA E BURRA.
O melhor workshop que já fez?
TODOS, POIS COMO DISSE CADA UM É ESPECIAL PARA MIM, TRAZ ALGO NOVO.
Dicas para iniciantes na DV:
TENHA HUMILDADE DE RECONHECER QUE SUA PROFESSORA/MESTRA É A RESPONSÁVEL POR VOCÊ ESTAR DANÇANDO. RECONHEÇA QUE ELA TAMBÉM É UM SER HUMANO QUE TE ACEITA COMO TAL E QUE VOCÊ TEM QUE TER ESSA RECIPROCIDADE. ESTUDE, MESMO QUE SEJA SÓ POR HOBBY, CONHECIMENTO NUNCA É DEMAIS. VÁ COM CALMA NA COMPRA DAS ROUPAS, NO INÍCIO TUDO É TENTADOR. COMPRE AS MAIS BARATAS E DE TONS QUE VOCÊ POSSA REFORMAR OU CRIAR UMA OUTRA COMPOSIÇÃO(EXEMPLO: ROUPAS PRETAS, PRATA, DOURADAS E BRANCAS).
SE FOR TER QUE FALTAR, AVISE COM ANTECEDÊNCIA, O QUE VOCÊ NÃO GOSTARIA QUE FIZESSE COM VOCÊ , NÃO FAÇA COM SUA MESTRE, ELA É UMA PROFISSIONAL COMO QUALQUER OUTRO E MERECE RESPEITO.
O que você acha dos padrões e certificados dados por escolas ou eventos?
QUE SÃO NECESSÁRIOS PRA "IMPRIMIR SERIEDADE" À NOSSA MODALIDADE , JÁ TÃO DESGASTADA. AS PESSOAS AINDA SE "ATENTAM " À TÍTULOS E ROTULOS.
Você já dançou para o seu namorado? Se sim conte como foi se não você deseja faze-lo?
NUNCA, A DANÇA DO VENTRE PARA MIM É PROFISSÃO. NÃO SEI SE IREI FAZE-LO. Qual movimento da dança do ventre que deve mais dificuldade de aprender? E como consegui superar esse obstáculo?
OITO MAIA E O "L". CONSEGUI FAZÊ-LO COM TREINO, PERSEVERANÇA E RESPEITO AO LIMITE IMPOSTO PELO MEU CORPO.
Onde você da aula? E como são suas aulas?
DOU AULAS NUMA ESCOLA DE BALLET, LOCALIZA À RUA: BARÃO DO AMAZONAS, 424 NO CENTRO DE RIBEIRÃO PRETO/SP.MINHAS AULAS TEM O EMBASAMENTO DE BALLET, CRIEI UMA DIDÁTICA E NOMENCLATURA PARA TAL, POIS EU SENTI FALTA DE UMA ESTRUTURA DIDÁTICA NAS AULAS DE DANÇA DO VENTRE ,DANÇAS ÁRABES. MINHAS AULAS ATUALMENTE, SÃO DE MUITA DINÂMICA, REPETIÇÃO, E INSERÇÃO DE PASSOS NOVOS A CADA 2 AULAS
Quais são seus novos projetos no trabalho?
NO MOMENTO ESTOU FOCADA NA MINHA ASSESSORIA SHAHIRA BURKAN EVENTOS, QUE É UMA EQUIPE ESPECIALIZADA EM EVENTOS TIPICAMENTE ÁRABE E NA MINHA “CIA PROFISSIONAL, (NAJMAT EL SHARK)”.
SHAHIRA BURKAN
(ESCOLA)16- 3877 8279/ 9241 1771
ASSESSORIA SHAHIRA BURKAN EVENTOS
AV. JOÃO FIÚZA, 83 ALTO DA BOA VISTA RIBEIRÃO PRETO/SP16- 3877 8279/ 9241 1771
Shahira no youtube: http://www.youtube.com/user/shahiraburkan
Nenhum comentário:
Postar um comentário