Apresento a vocês a bellydancer que despertou em mim o interesse na dança indiana... Eva sampedro:
Eva Sampedro inicou seus primeiros passos no mundo da dança aos 6 anos de idade com o balé clássico, estudou até os 12 anos. Depois disso, ela continuou a sua formação de balé com dança moderna/jazz. Estudou dança flamenca e de salão, no modelo padrão e latino, e outras danças como a salsa, mambo e breakdance. Eva abandonou as competições de dança de salão quando começou a praticar ioga ao mesmo tempo que descobria a dança do ventre.
A necessidade de fundir o sentimento espiritual com beleza do movimento corporal e expressão, liderada por um profundo interesse na cultura oriental e da dança a levou a explorar diferentes estilos de balé clássico egípcio, o animado folclore e o moderno bellydance americano.
Eva em suas pesquisas descobriu também 2 estilos que a conquistou tanto quanto a surpreendeu: o
estilo Tribal e dança indiana.
estilo Tribal e dança indiana.
Eva estudou com grandes mestres, como Mahmoud Reda (pai do famoso balé Redá, clássico egípcio), Farida Fahmy (balé Reda); Saad Ismail (Egito), Beata e Horacio Cifuentes (com sede na Alemanha, estão entre os maiores ícones da dança Oriental internacional); Lulu Sabongi (Brasil), Rachel Brice (SanFrancisco, estilo tribal); Shokry Mohamed (pioneira da dança egípcia na Espanha), Rakia Hassan (Egito), Gloria Alba(Espanha), Fadua Chuffi (Brasil ), Clara Bueno (Espanha), Mistri(Índia), entre outros.
Como estudante e praticante de yoga, procura aplicar na dança uma boa base de posicionamento físico, técnicas e controle dos músculos respiratórios, a fim de tornar o corpo um veículo para a dança e não um obstáculo. Como dançarina oriental, já se apresentou com artistas como Eva Chacón, Fadua Chuffi, Mohamed El Sayed,Hayat Samara, Romano M. Nigma, Munique Neith, DalilaAl-Qamar, entre outros. Recentemente foi convidada para participar de um projeto que será a 1 ª Cia. Nacional de Dança do Ventre Profissional. Como professora e coreógrafa, continua a dar aulas e seminários regulares, formando alunos, desde o nivel de iniciantes até os níveis profissionais. Em setembro de 2006 abriu sua própria escola de Dança Oriental em Zaragoza.