terça-feira, 28 de dezembro de 2010

O RITMO SAID

                            
                                              O ritmo Said by Rubi
Said uma dança folclórica que ganhou esse nome por vir de uma região do Egito chamada Said, originalmente o said era uma arte marcial chamada Tahtib (em árabe: Tahtib تحطيب), que se baseia principalmente na utilização de uma vara de madeira e de técnicas de ataque, defesa ou esquiva. São normalmente acompanhados por música tocada em um tambor e de tubulação.
Embora a dança Said tenha começado com exclusividade masculina, foi criada uma versão feminina da dança. Na adaptação as varas deram lugar para bengalas ou bastões,(geralmente, enfeitados com folhas de cor metálica ou lantejoulas), as  roupas utilizadas são as galabias ou os vestidos baladi.




Notações:










Saaidi (4/4)
DUM Tá tákáDUM DUM tákáTá táká...
DUM Tá tákáDUMDUMDUM tákáTá táká...(3 DUMs)
DUMkáTákátákáDUMkáDUMkátákáTákátáká...(alternada)


http://www.4shared.com/audio/coQ3pjpn/beat_Saidi.html
http://www.4shared.com/audio/U4pHopkZ/01Luxor_Baladna__Saidi_.htm

Rtimo Saidi


Bibliografia
http://www.vitorabudhiar.com
http://en.wikipedia.org/wiki/Tahtib
http://www.1000and1.de 
http://www.bellydanceplus.com
http://www.helene-eriksen.de    

Encontro Encanto do Oriente 2010 Reportagem parte 2


No dia 7 de Novembro de 2010, aconteceu em Ribeirão Pires, município de São Paulo o 4° encontro de danças Encanto do Oriente, um grande evento beneficente com o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis para o natal de famílias carentes da cidade.
Esse ano o evento contou com as participações especiais de Joelma Brasil, Nahid Phoenix, Giuliana Scorza, Druh Najla, Crystal Zarifa, Hadara Nur, Adriana Belefusco, Fátima Braga, entre outros.
Com os patrocínios de Silk by There, HR arte e cultura oriental e principalmente de Ribeirão Pires futebol clube a professora Nanda Salima e suas alunas conseguiram proporcionar um evento organizado com um camarim gigantesco, com espelhos generosos e total conforto.
As apresentações dos grupos foram fantásticas com grandes originalidades como do grupo da escola Nova Era com a apresentação de véu wings. Os concursos de danças amadores, profissional e amostras tiveram apresentações magníficas, demonstrando que a dança do ventre no Brasil são de grandes talentos.No show de gala destaque para a divertida apresentação de Nanda Salima e o Derbakista Yahan Rá.


FOTO: HR arte e cultura oriental



Encontro Encanto do Oriente 2010 Reportagem parte 1