terça-feira, 6 de julho de 2010

Adriana Chayéra Dança Cigana




Minha alma é cigana,não pode amar,e ama...
Sente o futuro,lê no escuro,foge,pula muros...
Alma em luz,seduz com olhar,entende da sorte,e do destino,mas é só desatino...
Cigana de encantos,magia e sortilégio,privilégio é entender as cartas,os corpos,o desejo...
Beijo a vida,sou atrevida,sorrio,conquisto,resisto,insisto...
Acredite se quiser...
Sou perfume, sou mulher...
Sou cigana,ninguém me engana...
Estenda sua mão,vejo...
Vejo o teu futuro...
Leio o teu coração...
Sou cigana,é assim que o povo chega e me chama...
Sou assim,sou prazer....
agora diga: quem é você?

Karla Bardanza


Você é cigana de sangue?
R – Não, tenho sangue cigano nem descendência, pelo menos não tão próxima e que eu saiba.
Qual é seu clã?
R- Como não tenho raízes cigana, então não pertenço a nenhum Clã.

Como começou sua carreira?E quantos anos de trabalho você possui?
R- Bem, minha carreira começou praticamente junto com meus estudos. Meu primeiro contato com a dança foi na adolescência. A novela “O Clone”, de contexto Árabe, me influenciou bastante na época a fazer aulas de dança do ventre, mas com o passar do tempo freqüentando as aulas percebi que estava lá por influencia do modismo da novela apesar de ter me chamado muita atenção e admirar demais a Dança Árabe, além do que achava sensual demais pra mim. E um lapso de memória me fez lembrar de uma novela anterior chamada Explode Coração que tinha a Dança Cigana, na época desta novela eu era muito nova, não me lembrava de nada, mas eu sabia que a tal da Dança Cigana existia e começei a investigar de varias formas até saber mais sobre ela, e nesse tempo não era nada fácil achar algo sobre o assunto, eram pouquíssimas coisas que tinha a respeito. Esse ano completo 5 anos de Dança Cigana, entre estudos, conhecimento, pratica , vivencias, workshops, apresentações e muito trabalho.
Quem foram seus professores(as)?
R- Olha . difícil esta resposta , já que sempre fui muito auto-didata , mas incialmente fiz aulas com Patrícia Prado , fiquei mais ou menos 1 ano fazendo aulas, depois comecei a explorar vídeos, pesquisas, e workshops . Eu diria que pra mim o que foi de maior importância no meu aprendizado , foram as aulas de flamenco que fiz com Szely de Nunes e Presentacion Gonzalez, algumas aulas particulares com Eliza Zamith, Fernando Rangel e Bela Saffe.
Como aconteceu seu amor pela dança cigana?
R- Nem eu mesma sei explicar , rs, foi como disse em uma resposta anterior, num lapso de memória lembrei que ela existia e que era dela que eu gostava mesmo sem conhecer, e desde então não parei mais, amo mais a cada dia que passa.
Fale um pouco sobre a cultura cigana.
R- Bem , vou falar aos meus olhos, por que história se encontra em vários sites informativos. Para mim é uma das culturas mais ricas que existe, se não for a mais,

(sem querer desmerecer as demais), pois ela é antiga e prevalece até hoje.
Firme e forte em seus conceitos...Dentro de uma só cultura, existe Dança, leis, crenças,
tradições... É um povo muito místico, isso é o bacana.



Explique um pouco sobre a dança cigana.
R- Falar sobre Dança Cigana pra mim é tão difícil quanto dançá-la rs. Se você for ver um vídeo de ciganos de sangue dançando uma dança Romani, vai ser bem diferente de um brasileiro fazendo. Eu costumo dizer que a Dança Cigana feita no Brasil foi customizada, em cima do que já existe, ficou mais incrementada, visivelmente mais “bonita e interessante” para apresentações. Muitas pessoas falam, e acreditam que para se dançar uma Dança Cigana basta vestir-se de tal, aperta o play da musica, e sair fazendo qualquer coisa, NÃO É! O contexto da dança não se limita em apenas mexer a saia de forma desordenada e fazer milhares de rodopios, seria como dizer que a Dança do Ventre se resume a movimentos de básico, e tremidos como mais ou menos a Jade de O Clone fazia, ela era uma atriz que não sabia dançar rs. Dança Cigana, tem postura, tem muita jogada de pernas, tem intensidade intercalando hora com leveza, hora com alegria, hora com mistério, dependendo do que se esteja fazendo. É uma dança de muita, mais muita atenção, e de muita expressividade, pois a cada estilo, se trabalha com um arquétipo diferente de Cigana, e junto com isso, muda tanto a energia da dança, quanto o comportamento da bailarina e principalmente os movimentos que serão dançados.
É verdade que em alguns clãs na hora da dança é permitido mexer o quadril?
R- Dança Cigana, MEXE O QUADRIL! Mas, é diferente da dança do ventre. O movimento que a cigana faz ao dançar é de um lado para o outro, não tem marcações, variações ou tremidos, esta é a diferença, por exemplo, entre fusão de dança cigana com dança do ventre. Esse movimento de quadril é realizado em Rumbas principalmente, e não varia não, é quadril para um lado e para outro. Porém na Kalbelya que é a Dança Cigana do Rajastão existe maior marcação nos quadris, porém com movimentos precisos para baixo, e nada de ondulações, etc...
Na sua opinião quem é a melhor(o) dançarina(o) de dança cigana no Brasil? E quem é a melhor(o) dançarina(o) de dança cigana no exterior?
R- Olha , eu admiro muito o trabalho de duas aqui no Brasil que é a Saphyra de São Paulo , e Elisa Zamith do Rio de Janeiro, mas claro que tenho admiração por outras. Julia Kulakova da Rússia,(se não me engano), e a outra que me inspira muito mesmo
Sendo da dança do ventre é a Ansuya, acho que ela tem um “Q” de cigana rs.
Como são suas aulas?
R- Bem, minhas aulas são altamente praticas, com técnica, seqüências de movimentos e teórica também. Tudo que faço explico para minhas alunas, para que elas saibam o que estão fazendo e o porque de estar fazendo aquilo, colocando a intenção necessária em cada passo que aprenderem.
Qual é o ponto principal na dança cigana?
R- Ponto principal? Não entendi direito, desculpe. Mas diria que o ponto de partida
Onde tudo começou foi na Índia. Acredito que uma palavra chave pra se definir seria
PRESENÇA!
Existem concursos de dança cigana?
R- Não que eu saiba, mas como a dança cigana está crescendo no mercado,(Graças a Deus! ),então ultimamente venho acompanhado algo do tipo, como no mercado persa este ano que foi agregada a Dança Cigana, inclusive com concurso.
A melhor festa cigana que você já foi?
R- Uma em Santos - SP, a primeira que fui, foi maravilhosa!
Quais são seus objetivos no seu trabalho?
R- Bem! quero crescer profissionalmente como bailarina e professora, para isso estudo todos os dias, e não me canso! Quero aprimorar sempre através de uma busca infinita por conhecimento e novos aprendizados, e passar tudo isso com muito amor, e dedicação, para quem vier procurar minhas aulas e quiser aprender.
Na sua opinião quais são os melhores vídeos de dança cigana?
R- Vou citar alguns:

http://www.youtube.com/watch?v=C3ctVf8Xs3A
http://www.youtube.com/watch?v=wpJdsok8aQ4
http://www.youtube.com/watch?v=2r9MGwejxdw
http://www.youtube.com/watch?v=VP6-5xypnWw
http://www.youtube.com/watch?v=KXF-4-8rxj4
http://www.youtube.com/watch?v=GO9CYFDm33A


Não sei se estou certa, mas percebo que existem no mercado poucos vídeos ditadicos. O porquê disso?
R- Você está certa, praticamente não tem. Eu não sei explicar o porque, acredito que seja uma dança relativamente nova no mercado, mas mesmo assim não seria justificável. Acredito que por ter essa tradição “no ar” de não querer que a dança cigana cresça de forma exacerbada, ou por que algum profissional ainda não teve essa idéia.
Vamos ver mais para frente.
Para quem quer aprender a dança cigana o que você aconselha?
R- Procurar um bom profissional, e fazer aulas, e além disso, ser um pouco autodidata estudar por si só também, quem quer crescer na dança tem que fazer isso, claro que de maneira muito responsável e consciente. Boa sorte! ~_^
contato com Chayéra:
chayeradance@hotmail.com